Categoria: Mídia

Uso do QGIS Server e banco de dados PostegreSQL em mapas interativos

A utilização do QGIS Server com banco de dados geográfico #PostGIS na divulgação de informação sobre a pandemia de COVID-19 na região do Vale do Ribeira-SP através de mapas web e divulgação de informações geográficas da bacia do Paraíba do Sul utilizando o QGIS Client.

 

 

Ferramentas utilizadas

O que é QGIS Server?

É um provedor de serviços OGC de código aberto que implementa recursos cartográficos avançados para mapeamento temático. O QGIS Server;

O QGIS Server usa o QGIS como back-end para a lógica GIS e para a renderização de mapas. Em constraste com outro software WMS, o QGIS Server usa regras cartográficas como linguagem de configuração, tanto para a configuração do servidor quanto para a regras cartográficas definidas pelo usuário;

Como o QGIS desktop e o QGIS Server usam as mesmas biblitoecas de visualização, os mapas que são publicados na web tem a mesma aparência que no QGIS Desktop.

O Lizmap

Software de código aberto, desenvolvido pela 3Liz para criação de mapas online;

O Lizmap Web Client gera dinamicamente um webmapping (php/ html/ css/ js) com ajuda do QGIS Server através de um projeto QGIS com o plugin QGIS Lizmap.

A partir deste plugin, você pode habilitar algumas ferramentas como tabela de atributos, edição, impressão, filtros etc.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Deixar uma resposta